Provavelmente o que vou falar aqui você pode concluir que isto tudo é óbvio, a pergunta é "você está aplicando tudo isso ?" ou só ouviu dizer que isso deveria ser feito e ficou de braços cruzados.
Seguem então alguns dos segredos para a gestão de equipes de alta performance.
1. As pessoas são as coisas mais importantes do mundo!
Isso mesmo, se fazemos sistemas, eles são feitos para pessoas utilizarem, se construimos produtos, eles são feitos para pessoas. Se economizamos energia, é por que pensamos nas pessoas.
Então, valorize as pessoas, seus conhecimentos e experiências.
O respeito verdadeiro por pessoas irá mostrar para sua equipe que elas são especiais, por que são mesmo!
2. Conheça sua equipe
Conheça mesmo, o que eles gostam, o que motiva cada um, quais as capacidades mensuráveis técnicas e comportamentais de cada um.
Este processo deve acontecer sempre que você recebe um equipe de presente ou se você estiver montando uma, e claro durante todo o tempo que estão trabalhando.
3. Faça uma boa entrevista
Nas entrevistas pergunte sobre o conhecimento técnico, mas também pergunte como a pessoa se sente frente a algumas situações que devem ocorrer no dia-a-dia, assim você se antecipa e evita surpresas.
Por exemplo:
- Se você precisar ficar um pouco mais para entregar um projeto, como se sentiria ?
- Se o prazo dado para fazer algo for menor do que você acredita ser o ideal, o que você faria nesta situação ?
4. O perfil de cada profissional
Existem algumas regras simples que podem ser usadas:
- Pessoas com Alta Estima devem ser desafiadas constantemente, pois senão se desmotivam e o rendimento tende a cair, ou você pode perder o profissional
- Pessoas com Baixa Estima devem ser desafiadas raramente e devem ser apoiadas constantemente, mostre que você confia que ela fará a tarefa, por que pode ser que ela não acredite nisso.
A equipe deve compartilhar da visão e dos prazos, é presciso que a equipe defina os prazos das tarefas e sua função é ajustar estes prazos com o desejo do cliente.
Uma forma e fazer isto é envolver a equipe no levantamento dos tempos para cada atividade em tempo de proposta, na execução não haverá questionamento que os prazos estão apertados, afinal, eles ajudaram a definí-los.
6. Invista em conhecimento
Invista no conhecimento nescessário para empreender as tarefas.
Se sua equipe precisa de conhecimentos específicos, treine sua equipe. Invista em cursos fora ou dentro da empresa.
É necessário capacitar para depois cobrar o resultado!
Não o contrário.
7. Elimine diferenças de salário para funções semelhantes
Se você tiver profissionais a mais tempo na empresa que estão com salários defasados, equalize os salários, como as pessoas da equipe irão se ajudar ou trocar conhecimentos se houver diferenças de salários que não sejam justificáveis.
Após algum tempo da equipe trabalhando junto, você poderá bonificar os talentos pois o restante da equipe irá visualizar a diferença entre os participantes do time.
8. Dê oportunidade a todos sem excessão
Dê oportunidade a todos para demonstrar responsabilidade e comprometimento.
Cada projeto que inicio permito que uma pessoa da minha equipe seja a responsável pelo entendimento do projeto, pelo relacionamento com o cliente, pela cobrança das tarefas da equipe, etc.
Não transfira esta responsabilidade se ela for sua para o integrante da equipe, mais compartilhe com ele.
É um pecado deixar um Junior sem a cobertura de um Senior!
Estas experiências são positivas, você descobre pessoas e talentos escondidos na equipe.
Além de motivar o time, na próxima vez que você precisar promover alguem você já terá uma medida e poderá justificar sua decisão.
Concluíndo
Sei que existem muitas outras ferramentas e técnicas, porêm achei importante focar este post em compartilhar com vocês estas dicas.